Uma delegação do Ministério da Cidadania se programa para assistir a Copa do Mundo no Catar, que acontece entre novembro e dezembro. A delegação da pasta que irá assistir ao Mundial é formada pelo ministro, Ronaldo Vieira Bento, e três de seus secretários. A área de esporte está vinculada a essa pasta.
Segundo publicação do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, o pessoal do ministério pediu para os diplomatas brasileiros – via embaixada em Doha, capital do Catar – se o grupo poderia ingressar no país, durante a Copa, usufruindo do tratamento VIP, que foi oferecido por aquele governo ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Entre as cortesias oferecidas ao presidente estão incluídas suíte presidencial e mais cinco quartos, serviço completo, um carro blindado, um ônibus e carro para bagagem, convite para a plataforma principal do estádio e acesso a área vip para seis acompanhantes. O convite seria para três dias.
Mas a resposta do governo árabe à diplomacia brasileira foi “não”. O ministro Ronaldo Bento ainda argumentou que já é convidado da CBF para o evento. Nem assim. A resposta que chegou ao Itamaraty foi a seguinte: “Convites da CBF para assistir a Copa não se enquadram no nível de recepção do convite do governo do Catar, tampouco na extensão das cortesias”.
Além do ministro, estão na delegação o Secretário Nacional de Esporte, Marcelo Magalhães, o Secretário-adjunto do Esporte, André Barbosa Alves, e o Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Torcedores, Ronaldo Lima dos Santos. (BN)