O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, Francisco Damasceno, conhecido Chico de Dega (MDB), discutiu a possibilidade de aumentar o número de vereadores no município. Ele destacou que, desde o censo de 2010, a cidade já poderia ter 17 vereadores, mas continua com apenas 14. Chico de Dega explicou que o aumento não era viável, pois ao final de cada ano, a Câmara devolve recursos ao município, que os investe em projetos locais. No ano passado, essa devolução foi de quase R$ 4 milhões, utilizados em projetos de agricultura familiar e obras viárias.
O parlamentar esclareceu que, se o aumento para 17 vereadores fosse aprovado, esses recursos extras deixariam de existir, sendo consumidos por salários, assessores, combustível e diárias, entre outros gastos. Atualmente, cada vereador pode contratar até três assessores parlamentares.
Apesar disso, há um debate interno para aumentar o número de vereadores para 15 já nas eleições de 2024, embora alguns defendam os 17. Chico mencionou que Santo Antônio de Jesus é o único município da Bahia com um número par de vereadores. Ele explicou que a lei permite até 17 vereadores, mas não exige um número ímpar. Em casos de empate nas votações, o presidente da Câmara dá o voto de minerva, embora isso raramente aconteça, pois o prefeito geralmente tem maioria na Câmara.