Embora o celular seja uma ferramenta essencial na vida moderna, seu uso ao volante pode gerar multas e graves riscos à segurança no trânsito. No Brasil, o uso indevido do celular enquanto dirige é uma das principais causas de acidentes fatais, ao lado do excesso de velocidade e da embriaguez.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), falar ao telefone, mesmo com fones de ouvido, é uma infração média, resultando em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação. Já segurar ou manusear o celular, mesmo parado no semáforo, é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.
O advogado especialista em Direito de Trânsito Bruno Sobral explica que infrações gravíssimas reduzem o limite de pontuação para a suspensão da carteira de habilitação. “Com uma infração gravíssima, o limite de 40 pontos é reduzido para 30, o que facilita o processo de suspensão do direito de dirigir”, afirma Sobral.
O uso do celular como GPS é permitido desde que o aparelho esteja fixado no painel ou para-brisa do veículo. Porém, inserir o endereço no aplicativo deve ser feito com o carro parado e o motor desligado.