Bahia se prepara para inaugurar três novos hospitais até dezembro de 2024

Reformas e ampliações em Salvador e Juazeiro trarão novos serviços e leitos especializados, incluindo o primeiro Hospital de Cuidados Paliativos do Brasil.

Foto: Reprodução

A Bahia está prestes a receber três novos hospitais, cujas inaugurações estão previstas entre outubro e dezembro de 2024. Entre os projetos em destaque está a reforma do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom), no bairro Pau Miúdo, em Salvador, a ampliação do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) e a construção de uma maternidade regional no norte do estado.

O primeiro a ser inaugurado será o HRJ, com previsão para o início de outubro. A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, confirmou que o Heom deverá ser entregue em novembro, enquanto o Hospital de Cuidados Paliativos (HCP), localizado no bairro do Mont Serrat, também em Salvador, tem previsão de conclusão até o final deste ano.

Inaugurações e expansões

A obra do HRJ contará com 178 leitos, incluindo 10 de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal e unidades de cuidados intermediários. A unidade ganhará um novo prédio com cinco pavimentos, abrigando uma emergência geral e obstétrica, além de um centro cirúrgico e leitos de internação clínica. O governo do estado investiu cerca de R$ 52 milhões na parte física do complexo.

O Heom, que será o maior centro especializado em doenças respiratórias da América Latina, recebeu R$ 53,9 milhões em obras e terá 180 leitos, sendo 30 de UTI. A unidade será referência no tratamento de tuberculose pulmonar, fibrose pulmonar, asma grave, entre outras doenças respiratórias, e contará com modernas instalações, incluindo salas cirúrgicas equipadas com sistema de pressão negativa para evitar a propagação de vírus e bactérias.

O HCP será o primeiro hospital do Brasil especializado em cuidados paliativos, oferecendo 80 leitos para pacientes com doenças graves que necessitam de acompanhamento a longo prazo. O hospital contará também com ambulatórios de apoio social para pacientes e familiares, além de um centro de pesquisa com suporte de telemedicina.

Investimentos e futuro da saúde na Bahia

A secretária Roberta Santana também mencionou que as cidades de Jacobina e Alagoinhas estão recebendo novos investimentos em saúde, com obras em andamento para ampliação dos serviços locais. Santana comemorou os avanços e destacou a importância das novas unidades para melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços de saúde no estado.

google news