Um homem foi multado em R$ 29 mil, em Salvador, após ser flagrado com mais de 15 pássaros silvestres mantidos dentro de casa. Ele vai responder por crime ambiental. Entre as aves apreendidas estava o Pintassilgo-do-nordeste, uma espécie ameaçada de extinção. Os animais eram mantidos em gaiolas penduradas nas paredes, e o suspeito admitiu que os pássaros eram usados para compra e venda.
As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberão cuidados antes de serem devolvidas ao habitat natural. A ação faz parte da operação “Feira Virtual”, uma iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Militar Ambiental da Bahia (Coppa), deflagrada nesta quinta-feira (3) com o objetivo de combater crimes ambientais cibernéticos.
No dia anterior, quarta-feira (2), policiais da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis resgataram um macaco bugio que estava sendo mantido em cativeiro por moradores de uma comunidade rural próxima ao distrito de Javi, no município de Muquém do São Francisco. O animal foi encaminhado à unidade regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), na Chapada Diamantina.