A Piracanjuba, em parceria com o Movimento Mães da Sé, lançou um projeto inovador que utiliza Inteligência Artificial (IA) para atualizar e divulgar o rosto de pessoas desaparecidas.
A ação, que teve início em outubro deste ano, é a primeira vez que é implementada no Brasil, embora a prática de colocar imagens de desaparecidos em caixas de leite já seja conhecida nos Estados Unidos.
A principal ferramenta da campanha está nas embalagens de leite da marca, que agora apresentam uma imagem de progressão de idade, gerada por IA, das pessoas desaparecidas. As caixas também trazem a idade atual da pessoa, a foto antiga e informações sobre o último local onde foi vista.
Quem reconhecer alguma das pessoas nas embalagens pode entrar em contato com o Movimento Mães da Sé através de um link específico para notificar qualquer informação.
O projeto surgiu como uma resposta ao aumento do número de desaparecimentos no país. Em 2023, cerca de 80.317 pessoas foram registradas como desaparecidas, um aumento de 3,2% em relação a 2022, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Desses, 52.970 foram localizadas, mas, até o momento, a campanha não conseguiu encontrar nenhuma das pessoas cujas imagens estão estampadas nas embalagens.
Ivanise Espiridião, fundadora e presidente do Movimento Mães da Sé, explica que o projeto enfrenta dificuldades, como ligações e e-mails falsos que complicam a busca. “Nessas situações, ficamos muito vulneráveis. As pessoas dizem que viram a pessoa, mas não fornecem informações concretas”, afirmou.
O primeiro lote da campanha apresentou 19 pessoas desaparecidas, e novos lotes com imagens de outras pessoas, especialmente crianças desaparecidas há mais de cinco anos, estão sendo produzidos.
Lisiane Campos, diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, destacou a importância da ação, dizendo que o objetivo é gerar empatia e contribuir para a busca de pessoas desaparecidas. “É muito triste o desaparecimento de um membro da família; é algo que afeta a todos”, concluiu.