Na última terça-feira (17),durante reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, o Esporte Clube Bahia (Associação) decidiu renovar por mais um ano a concessão de benefícios do programa Dignidade ao Ídolo. No compromisso, foram analisados e discutidos os pareceres da Comissão de Desportos acerca da concessão, renovação ou majoração de benefícios da iniciativa.
Com essa atualização, seguirão recebendo o auxílio em 2025 os ex-jogadores Alberto Raimundo Marques (Leguelé); Ednaldo Vieira de Jesus Cruz (Naldinho); Hélio Santos Lima (Helinho); Jair Borges dos Santos; Jorge Augusto Ferreira Aragão (Beijoca); Jorge Romero; e Roberto da Silva Pinheiro (Zanata). Desses, Leguelé e Romero, que tiveram as quantias aumentadas.
O programa Dignidade ao Ídolo tem como principal objetivo proporcionar o apoio de recursos financeiros a nomes icônicos do Esquadrão de Aço com deficiência ou incapacidade e que não tenham condições de prover a própria renda, nem tê-la municiada por sua família. O benefício é concedido até o fim do calendário fiscal do exercício em questão, podendo ser renovado após esse período.
REGULAMENTO
A viabilização deste benefício passa pela aprovação do Conselho Deliberativo, que possui a responsabilidade de avaliar cada caso por meio da Comissão de Desportos, sendo formada por cinco membros. Alguns critérios são levados em consideração para definir quem pode ser contemplado pelo programa, sendo eles a condição de ídolo, a existência de deficiência ou incapacidade e a renda mensal familiar.
Os valores variam entre um e três salários-mínimos por mês, conforme as atuais necessidades individuais. Depois de um acordo firmado entre o Esporte Clube Bahia (Associação) e o City Football Group (CFG), no dia 4 de maio de 2023, os pagamentos aos beneficiários são realizados pelo Esporte Clube Bahia SAF.