OAB-BA e CFOAB emitem nota sobre violência de gênero contra advogada de Feira de Santana

Foto : Aldo Matos/Acorda Cidade

A Ordem dos Advogados do Brasil Secional Bahia (OAB-BA), por meio da Comissão Estadual da Mulher Advogada, e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), através da Comissão Nacional da Mulher Advogada, divulgaram uma nota conjunta, nesta sexta-feira (5), para expressar “apoio irrestrito” à advogada e defensora pública Fernanda Nunes Morais da Silva, que na última quinta-feira (4), foi insultada pelo promotor de Justiça Ariomar José Figueiredo da Silva.


“O promotor, na abertura dos debates orais, em sessão Plenária do Tribunal do Júri, na comarca de Feira de Santana (BA), dirigiu-se a advogada afirmando que a mesma deveria ficar calma, porque ‘a primeira vez com um negão não dói’. A fala do promotor reflete o machismo institucional arraigado no meio jurídico, que tenta colocar a mulher e profissional em situação de inferioridade e constrangimento”, diz nota, destacando que as instituições não admitem violência de gênero de qualquer natureza, “sendo ainda mais grave quando esta é utilizada como estratégia processual e praticada por profissionais que têm o dever de urbanidade, respeito entre os seus pares e proteção aos direitos humanos, entre os quais os das mulheres”.


No texto, as instituições pontuam ainda que a conquista de espaços pelas mulheres é uma luta diária e que é preciso combater o machismo entranhado na sociedade, para que a “previsão constitucional de igualdade entre homens e mulheres saia do plano formal e se torne uma realidade efetiva”.


Para finalizar, a nota reitera o apoio à defensora pública Fernanda Nunes Morais da Silva e o repúdio à conduta do promotor Ariomar José Figueiredo da Silva. (Bahia Noticias)

google news