Os voos comerciais no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, serão retomados nesta segunda-feira (21) após cerca de 170 dias sem operação, devido aos danos causados pelas chuvas que atingiram o estado em abril e maio deste ano. Segundo o governo do Rio Grande do Sul, aproximadamente 9 mil passageiros circularão no primeiro dia de retorno, que contará com 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas.
De acordo com a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, os primeiros voos terão como destino ou origem as cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A expectativa é de que o movimento no Salgado Filho cresça progressivamente, com capacidade para operar até 128 voos domésticos por dia, mesmo com parte da pista principal ainda em recuperação.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, garantiu em vídeo postado nas redes sociais que o aeroporto estará funcionando plenamente antes do Natal, inclusive com voos internacionais. Ele destacou que a retomada das operações no Salgado Filho é fundamental para a recuperação econômica do estado.
No início, o check-in, despacho de bagagens e embarque de passageiros ocorrerão temporariamente na área internacional do aeroporto, acessível pelas portas 5 e 6 do segundo piso. Além disso, os primeiros estabelecimentos da praça de alimentação começarão a operar na próxima semana. A previsão é de que a pista principal e os voos internacionais sejam completamente restabelecidos até 16 de dezembro.