Na tarde desta quarta-feira (05), o secretário da fazenda de Santo Antônio de Jesus, Bernardo Andrade, esteve presente em entrevista ao VB (Voz da Bahia), para o programa das 12h30, onde explicou a quitação do débito do São João de 2022, e sobre o edital para concorrer a exploração do camarote dos festejos no município.
Quando questionado por um internauta sobre as dívidas do São João de 2022 que ainda não foram sidos totalmente quitadas pelo município, Bernardo apresenta que a dificuldade financeira pela qual a cidade vem passando não é uma realidade única de Santo Antônio de Jesus, “todo o país vem sofrendo isso, sobretudo por estarmos em uma época pós, pandemia, a nossa economia está se recuperando. O que agravou a nossa situação foi que tivemos, no ano passado, um bloqueio de precatórios de quase R$ 14 milhões de reais, isso dificulta e dificultou muito as nossas ações. Em relação ao São João temos que analisar o seguinte: é uma festa tradicional do nordeste, o São João de Santo Antônio de Jesus já tem a sua cultura enraizada na Bahia, como o melhor São João da Bahia, e isso jamais vai deixar de existir, pela própria característica do município, temos: a rede hoteleira melhor, o comércio mais barato da Bahia, uma estrutura muito melhor do que as outras cidades, com todo respeito aos outros municípios que também realizam a festa. Então o nosso São João vai continuar sendo no melhor da Bahia. Claro que não conseguimos, com uma grade de atrações que vem agradar a todos, mas a nossa secretária buscou contemplar todos os públicos de todas as idades. Em relação ao São João de 2022, ficou uma pendência de pagamento, mas que já está sendo sanada, que foi a questão da infraestrutura de palco, mas que já está sendo resolvida e até o fim de abril, já está tudo ok, nada muito alto que o município não consiga efetuar o pagamento”, pontua.
O secretário da Fazenda expôs que com relação à exploração de área pública dos camarotes do São João é feita através de um processo onde a prefeitura vai dar a pessoa que fizer a melhor oferta para explorar o camarote privado desta área do São João, “o processo é bem transparente, tem um edital, as empresas se inscrevem neste edital e aquela que oferecer a melhor oferta será a que vai explorar aquele camarote na área pública cobrando pela exploração para ‘show’ o que porventura vier a ser realizado. Este edital já está sendo elaborado para ser lançado e em breve e será publicitado no Diário Oficial do município”, finaliza.
Reportagem: Voz da Bahia