Popularmente conhecido como “homem dobrado”, o chinês Li Hua acaba de perder o apelido que fez sucesso na internet. Após cerca de 28 anos andando curvado em decorrência da doença autoimune espondilite anquilosante, o homem passou pela cirurgia que finalmente o fará andar com suas costas eretas.
“Tenho feito exercícios de reabilitação em casa nos últimos meses”, contou Li ao jormnal South China Morning Post. “Agora posso andar devagar com o andador, ir até a pia, escovar os dentes e lavar o rosto. Posso segurar uma tigela e comer como qualquer outra pessoa, sentada à mesa”.
O procedimento foi realizado no Hospital Geral da Universidade de Shenzhe, na China, em 2020. Durante o processo, foi necessário quebrar e reconstruir os ossos de Li. O cirurgião responsável pelo procedimento afirmou que, dado o grau de complexidade, a operação foi como “escalar o Monte Everest”.
Apesar de estar com cerca de 20 parafusos no pescoço e não conseguir movimentá-lo, Li consegue ficar de pé e tem caminhado para a reabilitação.
Fonte: Correio