A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, decidiu reabrir gradativamente o comércio a partir de 1º de junho. Por causa da pandemia do novo coronavírus, lojas e serviços não essenciais estão fechados desde 18 de março. A decisão ocorreu após reunião da prefeitura com empresários, na quarta-feira (27).
Até a manhã desta quinta-feira (28), Vitória da Conquista havia registrado mais de 100 casos confirmados da Covid-19. Na Bahia, são mais de 15 mil casos confirmados e o estado ultrapassou 530 óbitos.
Conforme nota publicada no site, a prefeitura alega que após três meses de trabalho de prevenção, controle e combate à Covid-19, Vitória da Conquista possui número de casos confirmados menor do que outros municípios baianos de mesmo porte. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 7,8% e de leitos de UTI 38%. Por este motivo, a avaliação da reabertura gradativa do comércio.
De acordo com a prefeitura, a reabertura terá cinco fases, e a primeira será a partir da próxima segunda-feira (1º). A primeira fase contempla estabelecimentos comerciais que funcionarão de segunda a sexta com revezamento de turno.
Abrirão nesta primeira fase, lojas de roupas, cama mesa e banho, artigos esportivos, atividades do lar, calçados, bolsas e acessórios, tecidos, armarinhos, cosméticos e perfumarias, joalherias e bijuterias. O funcionamento será segunda, quarta e sexta, das 8h às 13h, e terça e quinta, das 13h às 18h.
Essa primeira fase também é válida para a reabertura de lojas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, informática, móveis, artigos para escritório, estúdios de impressão de fotografias, gráficas, papelarias e livrarias, colchões, artigos para festas, chocolates e bombonieres. Elas vão funcionar das 13h às 18h, nas segundas, quartas e sextas. Nas terças e quintas, esses estabelecimentos vão estar abertos das 8h às 13h.
Apenas os shoppings vão funcionar de segunda a sexta-feira, no horário habitual, das 10h às 22h, mas sem abertura da praça de alimentação. O sábado e domingo ficam reservados para as feiras livres e os serviços essenciais.
As demais fases de retorno das atividades em Vitória da Conquista também já têm data de início, apenas a quinta e última, que não teve tempo determinado. Confira abaixo:
- 2ª fase: 08/06/2020 – Salões de Beleza, Barbearias e outras atividades de tratamento de beleza; tabacaria; floriculturas; bancas de jornal e revistas; comércio de animais vivos.
- 3ª fase – 15/06/2020 – Bares e Restaurantes (exceção de Self-service).
- 4ªfase – 22/06/2020 – Academias.
- 5ª fase – INDETERMINADO – Escolas, templos religiosos, cinema, teatros, casas de show, eventos. (G1)