Após casos de infecção por HIV em transplantes, Hemorio reavalia amostras de 288 doadores de órgãos no RJ

Seis pacientes afetados e ações imediatas para garantir a segurança dos transplantados

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro anunciou, por meio de um comunicado, a abertura de uma sindicância interna para identificar e responsabilizar os culpados pela infecção de seis pacientes transplantados que contraíram o vírus HIV.

De acordo com a nota, o Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), que está sob a supervisão da Secretaria de Saúde, está realizando exames em 288 doadores. O comunicado enfatiza que não serão divulgadas mais informações sobre as circunstâncias da contaminação, visando proteger a privacidade dos pacientes e doadores envolvidos.

Além disso, uma comissão multidisciplinar foi formada para oferecer suporte aos pacientes afetados, e medidas imediatas foram implementadas para garantir a segurança dos transplantados. O laboratório responsável pelo incidente teve seus serviços suspensos assim que a contaminação foi confirmada, e todos os exames estão sendo realizados diretamente no Hemorio.

A SES-RJ também informou que está promovendo um rastreamento completo, reavaliando todas as amostras de sangue recebidas desde dezembro de 2023, data em que o laboratório começou a fornecer os materiais. O comunicado conclui ressaltando que mais de 16 mil vidas foram salvas graças ao trabalho da secretaria, destacando seu compromisso com a excelência nos serviços prestados.

google news