Após sucessivos atrasos, IBGE confirma divulgação do Censo em junho

Prazo inicial de entrega dos resultados do Censo era outubro do ano passado. Ações finais ocorrem em maio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou mais uma vez o prazo para a divulgação dos resultados definitivos do Censo 2022. Em nota divulgada na noite de quarta-feira (3/5), o instituto afirmou que os dados da população serão divulgados “impreterivelmente” em 28 de junho.

O órgão também menciona que a etapa final de apuração do Censo, que envolvem coleta de informações, ocorrerá até 28 de maio. A confirmação das datas vem após sucessivos atrasos e de um impasse sobre o calendário de divulgações.

A previsão inicial do IBGE era de concluir o recenseamento ainda em outubro de 2022. No entanto, ainda no ano passado, o prazo foi adiado para meados de dezembro. Naquele mês, ao divulgar o quarto balanço do levantamento, o instituto ampliou o prazo de conclusão do Censo 2022 para janeiro de 2023.

Em 1º de março, finalmente, o instituto anunciou que encerrou a etapa de coleta de dados, após sete meses de trabalho. Desde maio, o IBGE realiza a fase de apuração, que representa uma espécie de pente-fino sobre os dados.

Nessa etapa, os supervisores técnicos do IBGE podem recomendar retornos pontuais aos locais de coleta de dados para conferência das informações ou mesmo para a confirmação de que os domicílios encontrados vazios estão, de fato, desocupados.

O Censo

O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos.

O questionário básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da amostra, que tem 77 questões.(Metropoles)

google news