Ataques de tubarão: Entenda por que os banhistas insistem em entrar nas perigosas praias de Pernambuco

Esses estuários são berçários naturais para diversas espécies marinhas. Com a construção do porto de Suape, os tubarões perdem uma cozinha e uma maternidade”, explicou.

Montagem/BNews

Nos últimos dias foram registrados casos seguidos de ataques de tubarão nas praias de Pernambuco, que já são conhecidas pela presença dos animais. Especialistas explicaram o motivo dos tubarões estarem tão presentes nessas praias, e comentaram a insistência do público em mergulhar em uma região tão perigosa para banho.

O professor de biologia e especialista em ciências ambientais, Andrey Freire, explicou em entrevista ao UOL, os motivos para os acidentes. “Os acidentes com tubarões na costa de pernambuco começaram a aumentar de forma descontrolada a partir da construção do porto em Suape, no início dos anos 1980. Houve aterramento de alguns estuários de rios, que serviam tanto para espécies de tubarões desovar quanto para tubarões maiores se alimentar. Esses estuários são berçários naturais para diversas espécies marinhas. Com a construção do porto de Suape, os tubarões perdem uma cozinha e uma maternidade”, explicou.

Andrey ainda falou sobre a presença dos animais nas praias de Pernambuco. “Nas faixas da Região Metropolitana, principalmente na praia de Piedade, que fica no município de Jaboatão dos Guararapes, e em Boa Viagem, em Recife, passam canais perto das águas mais rasas. Esses canais vão de 6 a 8 metros de profundidade. Os animais ficam todos ali. Quando a maré sobe, os animais desses canais se aproximam das águas rasas, ficam próximos da faixa de areia e que acontecem esses acidentes”, comentou o professor de biologia.

Na última semana foram registrados dois casos de acidentes com tubarões em praias de Pernambuco que eram proibidas para banho.

O especialista explicou, ainda, a insistência das pessoas em continuar nadando em praias tão perigosas como ‘falta de educação ambiental’.

“Nós somos o litoral que tem mais sinalização contra-ataques de tubarão em todo o mundo onde acontecem esses ataques. Não é por falta de sinalização, de orientação, que as pessoas são mordidas. Longe disso. Hoje em dia a gente pode dizer que 100% dos ataques são provocados por falta de respeito do ser humano. Todo mundo aqui sabe que é proibido. Entra-se por teimosia e ignorância. O animal não é culpado”, refletiu Andrey. (BNews)

google news