Uma pisada em um escorpião fez com que a apresentadora Ana Maria Braga, 75 anos, fosse às pressas para um hospital, no último sábado (1º). A medida, que foi considerada acertada por especialistas, aponta a seriedade com que deve ser encarado o contato com o animal peçonhento. Só na Bahia, 64 pessoas foram hospitalizadas por esse motivo em 2024. No mesmo ano, houve seis óbitos pela mesma razão, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Até 15 de julho de 2024, 10.504 casos de acidentes causados por escorpião tinham sido registrados no estado. A Sesab foi procurada para informar a quantidade total de casos computados até o final do ano, mas respondeu que só conseguiria informar o número total nesta terça-feira (4). Ao ser questionada, a pasta disse que ainda não tem números consolidados referentes a este ano.
Em relação a 2023, o número parcial de casos registrados até julho do ano passado tinha um acréscimo de 94 registros. Se comparados os meses já completos, de janeiro a junho de 2023 foram 10.387 casos, contra 10.481 do mesmo período de 2024.
A maioria das ocorrências de contato com escorpião que levaram os baianos ao hospital não tiveram o local especificado. Por outro lado, dentre os locais identificados, fazenda era o ambiente mais comum. Esse foi, inclusive, o local em que Ana Maria Braga estava no momento que pisou o animal. Ela relatou a experiência nesta segunda-feira (3), no programa ‘Mais Você’, da TV Globo.
“Graças a Deus, eu nunca tinha sido picada por escorpião, mas é uma dor das mais dolorosas. Não sou uma pessoa fresca para dor, não reclamo muito. Eu estava na minha fazenda, mas não estava andando descalça mato adentro. […] Estava dentro de casa, à noite, assistindo uma série e levantei para ir ao banheiro e encontrei ele no meu caminho”, contou.