O lutador Ricardo Caldeira foi o grande campeão do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2024, considerado um dos maiores eventos da modalidade, que aconteceu no último domingo (28), no Ginásio José Corrêa, localizado em Barueri-SP. O baiano venceu na categoria Faixa Preta Master 5 Médio após ficar no quase em lutas anteriores e ter feito uma preparação melhor, segundo ele, com o seu atual mestre, Minotaurinho.
Ao Bahia Notícias, Ricardo deu detalhes sobre a sua trajetória até a conquista do título e revelou estar se preparando melhor fisicamente e tecnicamente para disputar as maiores competições da maneira mais saudável possível. O atleta, que já bateu na trave em algumas ocasiões, se mostrou orgulhoso do feito pelo tamanho da dificuldade imposta pelo torneio.
“A gente inicia a preparação para o campeonato 6 meses antes , fazendo preparação física e treinos técnicos. A gente tem uma vida muito corrida, eu não sou atleta exclusivo e não tenho tempo pra me dedicar só aos treinamentos. Eu tentei adequar dentro da minha rotina de trabalho para fazer preparação física e graças a Deus deu tudo certo. A gente foi agora e lutou no maior evento de Jiu-Jitsu do mundo, seguramente, devido a quantidade de atletas, são quase 7000 atletas, isso porque eles separaram as crianças do evento, eles possuem o próprio evento deles, chamado de Campeonato Brasileiro “Kids”. A gente tinha muitos atletas inscritos, inclusive estrangeiros, eu mesmo lutei contra estrangeiros no Brasileiro, não nesse especificamente. Apesar daqui ser um Campeonato Brasileiro, aqui é o berço do Jiu-Jitsu e o Brasileiro pra eles é como se fosse o mundial para ele testarem o nível em que estão”, comentou o lutador
Pódio de Ricardo Caldeira, que sagrou-se campeão no último domingo (28) | Foto: Divulgação / CBJJ
“O campeonato durou uma semana de competição, incluindo todas as faixas e categorias de idade. Eu participei da Master 5 peso médio, porque sou faixa preta. A gente competiu no sábado em 23 lutas e como eu já estava com a pontuação adiantada em relação aos meus oponentes eu realizei apenas três lutas para ser campeão brasileiro”, finalizou.
Apesar da conquista do tão esperado título brasileiro, Ricardo não vai descansar e já mira sua preparação para o Mundial de Jiu-Jitsu Master, que será realizado em agosto deste ano. Antes do torneio mundial, o Jiujitsuca vai lutar no dia 12 de maio em Salvador, pela mesma categoria, também vai disputar o Open Fortaleza, em Julho e vai finalizar a sua preparação no Internacional Master, que acontecerá em Julho. Ambas as competições na qual o atleta vai participar terão objetivos de aumentar o ranking de pontos para diminuir a quantidade de lutas, além da melhora física.