Barraca da Confiança: agricultora monta negócio às margens de estrada na Bahia no esquema ‘pegue e pague’

Foto: Reprodução/TV Bahia

Imagina uma barraca que vende frutas, mudas, plantas, às margens de uma estrada e no esquema “pegue e pague”. Essa é a Barraca da Confiança, criada pela agricultora Iraildes Oliveira, e que tem chamado a atenção de quem passa pela BR-101, no sul da Bahia, entre as cidades de Itabuna e Buerarema.

Baseada na honestidade e na confiança, todos os produtos têm preços visíveis para facilitar a compra de quem passa pela estrada. O cliente olha, escolhe o produto e deixa o dinheiro em uma caixinha. Ele pode retirar o troco, ou deixar de gorjeta.

A fama da barraca começou depois que um policial rodoviário federal fez um vídeo e postou nas redes sociais. As imagens viralizaram e as vendas aumentaram.

“A equipe policial estava fazendo sua ronda de rotina, quando nós avistamos um veículo nas proximidades que talvez precisasse de ajuda, foi quando a gente abordou e descobriu que aquela família estava, inclusive, comprando mercadorias nesse espaço. E ela é muito mais do que uma questão comercial ou de mercado, mas ela espalha um sentimento de esperança, de confiança, e de que as relações humanas podem ser muito melhores do que são”, disse o policial rodoviário Vinícius Alcântara.

Dona Iraildes, que é dona da barraca, vive em uma propriedade rural também às margens da BR-101. Ela cuida da terra, planta, colhe e faz tudo com a ajuda dos irmãos. “[Planto] de tudo um pouco, graças a Deus. Planto quiabo, jiló, coentro, couve, banana, mamão, e tudo que nós temos vai ali para aquele cantinho”, conta a agricultora.

O filho de Dona Iraildes foi o maior incentivador da Barraca da Confiança e o negócio tem dado certo. Iraildes sempre repõe os produtos e, ao menos duas vezes no dia, ela dá uma conferida no caixa. A agricultora contou também que espera ser exemplo para outras pessoas.

“Todo o povo que passa nessa estrada, que seja assim, aquela luz, brilhante, que Jesus deixou na terra. Que sejam honestos e que continuem comprando e ajudando não só a mim, como qualquer pessoa que estiver vendendo nessa estrada, que todo mundo precisa, né? Deixando, assim, muito exemplo de honestidade, que todo mundo precisa”, disse Iraildes. (G1)

google news