Bebê morre vítima de coqueluche com apenas cinco meses de vida

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas se manifestam em três níveis.

Uma bebê, de apenas cinco meses, morreu em Curitiba, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após contrair Coqueluche. A morte foi confirmada nesta sexta-feira, 30.

A coqueluche é uma doença aguda respiratória contagiosa e pode ser prevenida através da vacinação nos primeiros meses de vida. De acordo com a prefeitura, não há registro de que a bebê tivesse alguma comorbidade. Além coqueluche, a bebê testou positivo para gripe. Está é a segunda morte pela doença em Curitiba e a terceira no Paraná em 2024.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas se manifestam em três níveis. O mais leve é parecido com um resfriado. Os principais sinais são mal-estar geral, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa. Em fases mais agudas, a tosse passa de leve e seca para severa e descontrolada, podendo ser tão intensa a ponto de comprometer a respiração e também de provocar vômito ou cansaço extremo.

Os casos de coqueluche no Paraná aumentaram 2666% desde 2021, segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), atualizados no dia 28 de agosto. O tratamento da coqueluche é feito com antibiótico.

google news