A água com gás pode parecer uma opção mais saudável, se comparada às opções de bebidas no mercado como refrigerantes e sucos. Mas é sempre recomendado verificar o rótulo do produto para conferir se não possuem adoçantes, sódio ou outros aditivos. Os refrigerantes gaseificados, por exemplo, contêm baixo pH e, por isso, podem corroer o esmalte dos dentes.
Mas um estudo publicado no início deste ano no Journal of the American Dental Association revelou que o pH da água com gás (cerca de 5), não é baixo o suficiente para desgastar o esmalte. Ou seja, não faz mal à saúde!
Por outro lado, as águas gaseificadas industriais (aquelas com sabores, sabe?) são preparadas com ácido cítrico e podem causar danos ao esmalte. Já a club soda, que não é igual a água com gás, recebe substâncias como bicarbonato de sódio, cloreto de sódio, fosfato de sódio e citrato de sódio para cortar a acidez da água. A quantidade de sódio é pequena e varia entre as marcas, mas pode comprometer a saúde se você consumir com frequência. Por isso, cuidado! Excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial e causar inchaço. (Boa Forma)