Brasil corre risco de entrar em polarização severa, diz pesquisa

Ao lado do Brasil, há outros oito países considerados em risco de polarização severa

Brasília 60 Anos - Esplanada dos Ministérios

Na esteira de uma onda global de sociedades divididas, o Brasil está a poucos passos de uma severa polarização —ou seja, um estado em que cidadãos veem profundas divisões e não acham que é possível superá-las—, mostra a pesquisa Edelman Trust Barometer.

Divulgado nesta terça-feira (18), o material contempla 28 países e ouviu mais de 32 mil pessoas em novembro passado. O levantamento chama a atenção para outro fator que dialoga com a polarização: houve um colapso no otimismo econômico, mostram os dados.

Apenas 58% dos brasileiros entrevistados disseram estar otimistas quando questionados sobre a situação na qual estarão daqui a cinco anos, uma queda de 15 pontos percentuais em relação aos números da pesquisa de um ano atrás. A tendência é global: dos 28 países pesquisados, 24 observaram queda recorde nas cifras dessa pergunta.

Ao lado do Brasil, há outros oito países considerados em risco de polarização severa. São eles: Coreia do Sul, México, França, Reino Unido, Japão, Holanda, Alemanha, e Itália. E seis que já atingiram esse estágio: Argentina, Colômbia, EUA, África do Sul, Espanha e Suécia. (ba)

google news