Brasileiro é extraditado dos EUA e preso por matar a própria mãe

Crime ocorreu em maio de 2011, na capital de Goiás

Luiz Fernando Moreira de Assunção Oliveira, cidadão brasileiro, foi extraditado dos Estados Unidos e preso após ser condenado pela Justiça de Goiás pelo assassinato de sua própria mãe. Segundo o Tribunal de Justiça goiano, ele foi detido no país estrangeiro e deportado, desembarcando no Brasil na última semana de junho. A sentença determinou uma pena de 19 anos e 10 meses de prisão.

O crime ocorreu em maio de 2011, na capital de Goiás. Conforme registrado nos autos, Luiz tentou estrangular sua mãe, Beníguida Moreira de Assunção, com as mãos e a espancou até a morte. Ele foi condenado por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Luiz Fernando foi “admitido” na Flórida, Estados Unidos, em julho de 2021. No entanto, o ICE (Immigration and Customs Enforcement – órgão de imigração dos EUA) afirmou que ele violou os termos de sua admissão. Em fevereiro deste ano, as autoridades foram notificadas de que ele era considerado um fugitivo estrangeiro e procurado no Brasil, onde havia sido condenado.

De acordo com a Justiça de Goiás, a prisão nos Estados Unidos ocorreu por motivos locais. Posteriormente, verificou-se a existência de um mandado de prisão pendente em decorrência da condenação no Brasil, resultando na deportação de Luiz Fernando.

A defesa do acusado informou que conseguiu libertá-lo para aguardar em liberdade e que, desde então, não teve mais contato com ele. Segundo Diógenes de Oliveira Frazão, advogado de Luiz, a prisão do cliente veio ao conhecimento da defesa por meio dos autos do processo.

google news