Após uma avalanche de comentários negativos, a Burger King tirou do ar o comercial estrelado pelo ator pornô Kid Bengala. A propaganda usava vários trocadilhos de conotação sexual, especialmente com referências ao tamanho do sanduíche e da famosa genitália do protagonista.
“Para comunicar a promoção de 2 Whopper por R$ 25, criamos a campanha Exagero, que de forma divertida, traz trocadilhos que têm por objetivo único entreter o nosso público, majoritariamente jovem a partir de 18 anos. Para não ampliarmos as discussões e polarização nas redes, optamos por retirar o material do ar”, diz a empresa em nota enviada à imprensa.
No mesmo comunicado, a Burger King diz ainda que é reconhecido “por ser uma marca com uma comunicação moderna, bem-humorada e provocativa, que chama a atenção e cria conversas nas redes sociais”. No comercial, Kid Bengala diz: “Eu, que tenho propriedade para falar de tamanho, vim aqui falar desse exagero que é dois Whopper por R$ 25 (…). Gigante, que nem eu”.
A maior parte das críticas negativas alega que a ação da rede de lanchonetes é inadequada por atingir também um grande público infantil. A cantora gospel Marcela Taís foi uma a repreender a peça: “O hambúrguer já não é saudável, mas, pelo menos o marketing poderia ser um pouco, né? Não é porque o ‘apelo sexual’ está na moda que dá para usar em tudo. O maior público de vocês (infelizmente) é o infantil”, escreveu.
Além das frases de duplo sentido, a campanha ainda fazia alusão ao próprio ato sexual. “O negócio é grande e não cabe na minha boca, isso é vingança”, diz o ator em determinado momento.