O Colégio Estadual Albérico Gomes Santana, no município de Cabaceiras do Paraguaçu, realizou, nesta segunda-feira (21), uma série de atividades voltadas ao Programa Dignidade Menstrual, que tem por finalidade a distribuição de absorventes higiênicos e ações pedagógicas de conscientização sobre o tema. A iniciativa do governo do Estado oferece, mensalmente, um pacote de absorventes descartáveis por beneficiária e terá um investimento total de R$ 5,6 milhões.
Na Bahia, serão beneficiadas mais de 226 mil estudantes na faixa etária de 11 a 45 anos, regularmente matriculadas na rede estadual e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. A professora Lídia Cabral falou da importância do programa. “Temos que enfatizar a necessidade de quebrarmos certos tabus que ainda existem e, para isso, envolver a comunidade escolar nessa discussão é fundamental”.
A coordenadora pedagógica da escola, Caliane Costa, ressalta que a iniciativa faz parte de uma das atividades que são implementadas dentro do Saúde na Escola, programa desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado. “Assim como o Dignidade Menstrual, também estaremos realizando outros debates e rodas de conversa que estejam relacionados ao tema, com a participação de profissionais de Saúde e do Conselho Tutelar do município”.
Ações pedagógicas – Diversos materiais didáticos também estão disponíveis no Portal da Educação (https://bit.ly/36qWSJx). Dentre eles está a Cartilha Educativa sobre Saúde Menstrual, que explica o que é a menstruação e quais as mudanças que provocam no organismo, bem como contribui para desmistificar tabus relacionados ao tema. Também fazem parte das ações da SEC os processos formativos para estudantes, professores e gestores, visando ajudar na promoção da cultura, do cuidado, da empatia e do respeito.