Câmara Municipal realiza sessão solene para homenagear padre Nelson Franca pelos 50 anos de ordenação sacerdotal

Pároco da Matriz de Santo Antonio recebeu Moção de Parabéns pelo aniversário de sacerdócio

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira, 11, uma sessão solene para homenagear o padre Nelson Franca, pároco da Paróquia de Santo Antonio, pelos 50 anos de ordenação sacerdotal.

Proposta pelo vereador Uberdan Cardoso e aprovada por unanimidade pelos vereadores, a sessão contou com a presença de diversas autoridades religiosas, civis e militares que fizeram questão de reconhecer em público e junto ao Poder Legislativo, a importância do padre Nelson para o desenvolvimento da sociedade santantoniense.

Dentre os presentes estiveram o padre Edézio Ribeiro, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e diretor-geral da Rádio Clube FM, o padre Edson Nascimento, da Paróquia de São José do Andaiá e o padre José Nilson, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês.

A irmã Maria do Socorro, da Congregação Mercedária do Brasil em Santo Antonio de Jesus também participou das homenagens.

Entre as autoridades civis estavam presentes a secretária de Administração e Planejamento do município, Luciene Pinto, representando o prefeito Genival Deolino, além dos secretários da Fazenda, Bernardo Andrade, e interino de Trânsito e Transportes, pastor Samuel de Souza.

Entre as autoridades militares, participou o major Sandro Guimarães, representando o tenente-coronel Hamilton Junior, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar.

Na mensagem dirigida pela Câmara Municipal ao padre Nelson Franca, destacou-se seu zelo pelo sacerdócio e o compromisso com as pessoas que passam por seus cuidados, sejam paroquianos ou não.

“São 50 anos de sacerdócio assumindo inúmeras tarefas junto ao clero, à Cúria Diocesana, aos Tribunais Eclesiásticos, mas há uma tarefa que justifica principalmente esta noite de homenagens, a tarefa de pisar no chão das comunidades e estar junto ao povo de Deus a ele confiado para o pastoreio”, dizia a mensagem lida no plenário.

Além da palavra do Poder Legislativo, diversos convidados também dirigiram, da Tribuna, sua mensagem para o padre Nelson, entre eles, a professora Cíntia Souza, o advogado Janisson Barros, o empresário Edilson Andrade (Ratinho), a servidora pública aposentada Inês Santana, o professor Luiz Argolo, a freira irmã Maria do Socorro e o padre Edézio Ribeiro.

Dentre as falas, destaque para as palavras de dona Inês Santana, ressaltadas pelo próprio padre Nelson. Ela afirmou que nos seus anos de sacerdócio o pároco sempre esteve “de mãos dadas com cada paroquiano”.

Representando o clero da Diocese de Amargosa, o padre Edézio Ribeiro dirigiu em suas palavras uma oração pela vida e pela vocação de padre Nelson e destacou a forma como ele, por meio da palavra de Deus, alimenta nas pessoas o amor pela vida. “Com sua voz profética, como devemos ser os seguidores de Cristo, o senhor, padre Nelson, tem sido um exemplo de quem defende a vida e não compactua com a cultura de morte”, afirmou padre Edézio.

Após os pronunciamentos, o padre Nelson recebeu duas placas de homenagem. Na primeira, uma referência aos seus anos de docência junto ao Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, que completou 55 anos em 2024. Em seguida recebeu a Moção de Parabéns pelos seus 50 anos de ordenação sacerdotal.

Ao se dirigir à Câmara Municipal e à população que assistiu à sessão, o padre Nelson disse não se considerar merecedor de tantas homenagens, mas agradeceu pela honraria oferecida pelo Poder Legislativo. Ele lembrou das comemorações às quais tem sido levado nos últimos dias e disse que dentre os pedidos que fez a Deus o principal foi que mantenha firme seu sacerdócio.

“Os pedidos que eu fazia eram exatamente sintetizados neste ‘que Deus continue me fazendo padre, nada mais’, para servir aos seus desígnios e estar ao lado do povo que Ele me confiou”, afirmou Padre Nelson.

O presidente da Câmara Municipal, Chico de Dega, afirmou que o Poder Legislativo cumpriu uma obrigação ao homenagear o padre Nelson por sua história de amor por Santo Antonio de Jesus. “Era um dever para esta Casa reconhecer uma figura ilustre nessa terra. Hoje e para sempre, o padre Nelson fica marcado na história de Santo Antonio de Jesus por sua conduta de amor ao próximo”, destacou.

Proponente da sessão, o vereador Uberdan Cardoso afirmou que sempre buscou no padre Nelson uma referência, sobretudo pela coerência que caracteriza a vida do pároco e ressaltou que a história de Santo Antonio de Jesus se confunde com a história de vida do padre Nelson e que ele tem grande importância no avanço da cidade.

“O senhor pode pensar que não teve protagonismo nestas decisões, mas ninguém que tomou uma grande decisão aqui (na cidade) foi capaz de toma-la sem lhe ouvir”, afirmou o edil.

O vereador Uberdan Cardoso destacou ainda, as marcas deixadas pelo padre Nelson na história da cidade e nas pessoas. “Foi assim que o senhor conseguiu chegar aqui, aos 50 anos de sacerdócio. Porque não só nas grandes transformações desta cidade o senhor deixou as suas digitais, como, sobretudo, nas vidas das pessoas”, ressaltou.

google news