Um jovem foi morto por uma dupla armada no bairro Malembá, na cidade de Candeias, que fica na Região Metropolitana de Salvador, na noite de domingo (9). Uma mulher, que passava no local no momento do crime, acabou ferida por uma bala perdida.
Nesta segunda-feira (10), o caso é investigado pela Delegacia de Candeias. A vítima que morreu foi identificada como Miqueias de Oliveira Santos, de 21 anos. De acordo com a Polícia Militar, ele estava na porta de casa com um primo, quando os suspeitos chegaram atirando.
Miqueias chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Ouro Negro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. A mulher atingida pela bala perdida foi baleada no abdômen. Ela também foi levada para o mesmo hospital.
Depois de ser atendida na unidade, a vítima foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), na capital, onde está internada na manhã desta segunda. O estado de saúde dela não foi divulgado. O caso é investigado pela Delegacia de Candeias, que apura o assassinado de Miqueias.
Violência na RMS
De acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado, que faz o mapeamento da violência armada, São Francisco do Conde foi o único dos 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que não registrou tiroteios e mortes violentas nos primeiros três meses do ano.
Na noite de domingo (9), em Mata de São João, uma mulher de 28 anos, identificada como Maria Solange Neta, foi morta a tiros enquanto conversava com uma idosa. Os suspeitos chegaram no local e executaram a vítima.
Informações preliminares apontam que o crime teria relação com o tráfico de drogas. A Polícia Civil investiga se a vítima teria um relacionamento amoroso com um traficante rival dos autores do crime.
Ainda em Mata de São João, os corpos de dois homens foram esquartejados. Antônio Fernando Matos Souza, de 18 anos, foi encontrado morto em um local próximo ao local da festa em que ele avisou a família que iria, no dia 23 de março.
Já no dia 2 de abril, o servidor público Elvis Adriane de Jesus Araújo, de 30 anos, foi encontrado morto dentro de um carro, no município. Ele é filho do ex-vereador de Mata de São João, Zé do Relógio.
Três dias depois, um homem, suspeito de tentar assaltar um casal na porta de uma academia, foi baleado e morto depois que um policial rodoviário federal percebeu a ação e reagiu ao crime. O caso aconteceu no bairro de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador.
Na manhã desta segunda-feira (10), na cidade de Simões Filho, um ex-policial militar foi morto a tiros. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Albany Cezar Sampaio dos Reis, de 55 anos.
Ela foi morta por três homens, que chegaram em um carro, chamaram o ex-PM na porta da casa em que ele morava, atiraram e fugiram.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foi registrada uma redução de 30% nos primeiros nove dias de abril, no número de homicídios, em relação ao mesmo período de 2022.
Já a Polícia Militar afirmou que o policiamento na RMS é feito por unidades do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS), com o apoio de equipes especializadas da corporação.
De acordo com dados da PM, no primeiro trimestre de 2023, foram apreendidas 47 armas de fogo e 18 brancas, além de serem registradas 247 prisões em flagrante delito. Em março, foi registrado uma redução de 14,5% em número de Crimes Violentos Intencionais (CVLI).
Em 2022, conforme a Polícia Militar da Bahia, houve uma redução de 14% nos CVLI, na RMS, número que deixaria a região com o melhor desempenho em todo o estado. (G1)