A Cáscara Sagrada é uma planta medicinal originária das florestas de coníferas da América do Norte. De sabor amargo, ela contribui para aliviar problemas de estômago e de intestino.
E em algumas regiões do Brasil costuma ser utilizada como remédio caseiro em forma de chá.
A Cáscara Sagrada também pode ser encontrada em forma de cápsulas. Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece este suplemento para os pacientes.
Portanto, no artigo de hoje iremos apresentar este poderoso composto, seus benefícios, onde encontrar e possíveis efeitos colaterais. Acompanhe!
O que é e para que serve?
A Cáscara Sagrada, também muito conhecida pelo seu nome científico Rhamnus purshiana, tem diversas propriedades purgativas. Mas também possui outros nutrientes excelentes em sua composição.
E por conta da sua composição, ela tem diversos usos e benefícios, pois possui propriedades, como:
- Anti infecções parasitárias: pelas suas propriedades antimicrobianas;
- Laxantes: devido a grande presença das antraquinonas, que são responsáveis por esses efeitos;
- Protetoras do fígado: graças a presença do composto Emodina, a Cáscara também tem propriedades capazes de diminuir danos hepáticos;
- Desintoxicantes e emagrecedores: por atuar como laxante e ter efeito diurético, ajuda a eliminar toxinas do cólon e a reduzir a absorção de gordura.
Está planta pode ser encontrada em regiões montanhosas do Canadá e também nos Estados Unidos da América. Porém, ela é amplamente exportada e comercializada em diversos outros países, incluindo o Brasil.
Portanto, ela possui inúmeros benefícios, como falaremos a seguir.
Conheça todos os benefícios da Cáscara Sagrada
Algumas propriedades adicionais da Cáscara Sagrada ajudam a combater o envelhecimento precoce, manter a pele livre de acnes e mais hidratada. Além disso, ela também é capaz de melhorar a saúde capilar.
Por essa razão, muitas pessoas também usam esse produto como estética para a pele e cabelo. Mas o seu uso é mais difundido do que pensa, a Cáscara Sangrada também auxilia no combate de problemas de constipação intestinal.
Portanto, veja mais benefícios que está planta pode lhe proporcionar:
- Atua como laxante;
- Tem efeito diurético;
- Auxilia na perda de peso;
- Combate a prisão de ventre;
- Protege a saúde hepática;
- Combate a retenção de líquidos;
- Ajuda no tratamento de hemorroidas;
- Ajuda a eliminar toxinas do organismo;
- Auxilia no tratamento de infecções parasitárias.
Uma pesquisa publicada na Revista Pubmed, identificou que um componente da Cáscara Sagrada, a Aloe Emodina, pode ajudar a prevenir o câncer de fígado.
E além do mais, para ter um resultado mais eficaz e rápido, também pode fazer o uso de suplementos junto com a Cáscara Sagrada, como Ágar Ágar e Carvão Vegetal Ativado.
Possui efeitos colaterais?
Quem optar por usar a Cáscara Sagrada, precisa saber que a planta pode apresentar alguns efeitos colaterais, incluindo:
- Náuseas e vômito;
- Dores abdominais;
- Fadiga e falta de apetite;
- Fezes mais líquidas (diarreia).
Porém, em alguns casos os efeitos colaterais não se manifestam. E também, conforme cada organismo reage de uma forma, os sintomas apresentados podem variar e a sua intensidade pode ser maior ou menor.
No caso de dúvidas ou se já faz o uso do produto e tem sentido alguns desses sintomas muito intensos, é importante que suspenda o uso do mesmo e procure um médico para melhores orientações.
Saiba onde adquirir e como tomar
A Cáscara Sagrada é facilmente encontrada, podendo achá-la em loja de produtos naturais, farmácias de manipulação ou drogarias.
Para o suplemento em cápsulas, a quantidade recomendada é de 50 a 600mg ao dia, tomados em três doses.
Porém, você também pode incluir junto ao uso o Ágar Ágar e Carvão Vegetal Ativado. E para mais detalhes sobre esses suplementos, consulte no site da Farma Livre as dosagens corretas e o modo de usar cada uma delas.
Portanto, como já citado, a Cáscara Sagrada também pode ser usada em forma de chá. O modo correto de usar é de 25g de cascas picadas para um litro de água fervente. Além do mais, é recomendado que beba entre uma ou duas xícaras de chá por dia.
Há alguma contraindicação?
Sim! Não é recomendado que grávidas e lactantes não utilizem a Cáscara Sagrada, pois a planta pode apresentar propriedades abortivas.
Também apresenta contraindicações para:
- Apendicite;
- Desidratação;
- Casos de sangramento retal;
- Crianças menores de 6 anos;
- Pacientes com obstrução intestinal;
- Pacientes com náuseas e vômitos.
Portanto, se você se encaixa em algum desses casos, não consuma a Cáscara Sagrada em nenhuma de suas apresentações.
Conclusão
A Cáscara Sagrada é uma ótima opção de remédio natural para quem tem problemas de prisão de ventre, pois é um excelente suplemento com benefícios para a digestão. Porém, deve-se manter atento às contraindicações e efeitos colaterais.
Além disso, a Farma Livre disponibiliza diversas informações sobre saúde e suplementos naturais, ou seja, lá você encontrará diversas dicas de como cuidar do seu bem-estar e adquirir mais qualidade de vida.
Gostou das nossas dicas? Então, deixe o seu comentário!