A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) descartou, em nota, a possibilidade de cancelamento de jogos do campeonato brasileiro da Série A de 2022. Na terça-feira, o Ministério Público de Goiás – por meio da operação Penalidade Máxima – anunciou que seis partidas da competição estão sendo investigadas por manipulação de resultado ou de situações como pênaltis e cartões.
“Interferências externas em resultados ou em situações de jogo são uma epidemia global”, sustentou a entidade, que garantiu apoio integral às investigações. Para a CBF, “para ser solucionada, precisa punir, de forma exemplar e urgente, os responsáveis por essa prática nefasta”.
A confederação destacou que tem investido no monitoramento de jogos por meio de uma empresa que “é mundialmente conhecida por sua expertise neste tipo de trabalho”. Partidas da Série B do ano passado são alvo da operação, iniciada por um confronto da segundona do ano passado, Vila Nova (GO) x Sporte (PE).
Segundo as investigações realizadas na Operação Penalidade Máxima II, “há suspeitas de que o grupo criminoso tenha concretamente atuado em, pelo menos, cinco jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022, bem como em cinco partidas de campeonatos estaduais”. Com informações da Agência Brasil.