Quarenta e nove pássaros silvestres, identificados em situação de maus-tratos, foram resgatados durante fiscalização policial na BR-116, altura de Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, no sábado (18). A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela ação.
Segundo a polícia, o flagrante ocorreu no Km-677 . Os policias penderiam que o carro onde as aves estavam parasse. Eles então solicitaram do motorista e dos passageiros os documentos. Os animais foram achados na sequência, quando após rondas por todo o veículo
Ainda de acordo com a PRF, aves silvestres da espécie trinca-ferro estavam escondidas e aprisionados dentro de duas gaiolas no porta-malas do carro. Além de sinais de maus-tratos, a polícia disse que o local era escuro e que os animais estavam sem ventilação.
A PRF disse ainda que um dos ocupantes do carro, um homem de 41 anos, assumiu que era responsável pelos animais, mas que não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem tinha a guia de transporte.
A polícia ainda disse que o homem Informou adquiriu os pássaros no estado do Rio de Janeiro, e que pretendia vender as aves em Feira de Santana. O objetivo era que cada ave fosse vendida por 80 reais.
A PRF contou que, após o flagrante, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência. O homem deverá responder na Justiça por crime contra o meio ambiente. Já os pássaros foram encaminhados aos cuidados da Secretaria do Meio Ambiente local, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.
25 pássaros em Vitória da Conquista
Também no sábado (18), agentes da PRF apreenderam 25 pássaros silvestres em Vitória da Conquista, cidade próxima a Jequié. Os animais foram achados dentro de um ônibus de turismo.
Segundo a PRF, os agentes abordaram o ônibus quando passava pelo Km-830 da rodovia, quando vistaram os animais presos e trancafiados em nove gaiolas, escondidos em uma mochila.Os pássaros resgatados são das espécies conhecidas popularmente por curió e coleirinho. Uma das aves estava morta.
Ainda de acordo com a PRF, o homem responsável pelos pássaros foi identificado. O homem disse que adquiriu os animais em SP e que levaria para uma cidade pernambucana para presentear um primo.
A polícia disse que foi lavrado um foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o passageiro de 28 anos responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do CETAS da cidade, onde as aves são separadas por espécimes e recebem os primeiros cuidados para depois serem devolvidas a natureza. (G1)