Uma casa desmoronou e caiu de uma barranco na manhã desta quarta-feira (13), na rua Coronel Francisco Bahia, bairro do Acupe de Brotas, em Salvador. O proprietário, que morava sozinho no imóvel, tinha acabado de sair quando a casa caiu.
Após cair do barranco, a casa atingiu um terreno na região do Ogunjá. De acima, da Rua Coronel Francisco Bahia, é possível ver o imóvel todo destruído, misturado ao entulho e aos pertences do dono da casa.
A queda ocorreu durante forte chuva na capital baiana. De acordo com o proprietário, Marcos Paulo da Mota, ele morava na casa há 17 anos. Ele conta que saiu por volta das 6h para pegar comida na casa da esposa, que mora em outra casa na mesma rua e, quando retornou, o imóvel já estava caído.
“Eu saí e quando voltei já estava assim [caída]. Meus documentos, minhas coisas estavam todas aí”, lamentou.
O homem disse que, ao lado da casa, mantinha um bar. Com a queda do imóvel, el relata que perdeu também dois refrigeradores, cadeiras e outros produtos.
Além do desabamento no Acupe de Brotas, diversas ocorrências referentes à chuva foram registradas em Salvador, como alagamentos e queda de árvore.
A Rua Areial de Cima, no bairro do Dois de Julho, foi interditada pela Defesa Civil, após dois casarões desabarem na segunda (11) e terça (12). A rua possui diversos casarões antigos e ainda há riscos de novos desabamentos. Com a intensidade da chuva e dos ventos, os imóveis ficam mais susceptíveis à queda.
A frente fria está se afastando de Salvador, mas a capital baiana ainda está sob um sistema de alta pressão que leva muita umidade para região.
De acordo com a Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Salvador varia entre 23ºC e 28C. (G1)