A Neoenergia Coelba e a Polícia Civil identificaram e removeram, na tarde da última quinta-feira (09), uma ligação clandestina de energia, o “gato”, em um restaurante no bairro do Garcia, em Salvador. Na operação foram recuperados 270 mil quilowatt-hora (kWh), energia que seria suficiente para abastecer cerca de 2.400 residências durante um mês.
A fraude foi identificada após inspeção em campo realizada por uma dupla de eletricistas mulher. As profissionais verificaram que a unidade comercial estava com o fluxo de energia incompatível com as atividades exercidas e, após consulta, constaram que o medidor não estava cadastrado. A confirmação da fraude aconteceu na tarde de ontem, quando equipes da distribuidora, três agentes policiais, dois peritos técnicos e um delegado da Polícia Civil, realizaram a perícia técnica.
“Quando o estabelecimento comercial furta energia elétrica, além de cometer crime, ele está promovendo uma concorrência desleal no setor, prejudicando toda uma cadeia econômica e levando uma vantagem indevida. Por isso é importante que os diversos segmentos da economia fiquem atentos a este tipo de prática criminosa e denunciem”, explicou o gerente do Departamento de Gestão da Receita, Rodrigo Almeida.
A distribuidora estima que cerca de R$ 40 mil referentes a impostos deixaram de ser recolhidos com a ação ilegal. Porém, com a atuação de combate ao furto de energia pela Neoenergia Coelba, esse valor será recuperado e poderá ser revertido em benefício da população.
Crime e denúncias
A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (www.neoenergiacoelba.com.br) na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade. (bahia.ba)