Um eleitor de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, e que possui atrofia muscular espinhal (AME), adaptou sua cadeira de rodas para criar uma espécie de “tanque à prova de Covid-19”, e conseguir votar neste domingo (15). A AME é uma doença degenerativa que atinge os neurônios.
Segundo Jacknes Lima, 46 anos, ele não saía de casa desde 20 de março deste ano.
“Aqui é anti Covid. Eu tenho problema, uma patologia, e tenho que me proteger, porque sou grupo de risco. Tenho oito meses que não saio de casa”, falou.
Para garantir a segurança, Jacknes adaptou um guarda sol e uma lona de plástico em volta da cadeira de rodas. Desta forma, ele se sentiu seguro para votar neste domingo.
Segundo ele, não havia possibilidade dele faltar nesse dia de eleições.
“Isso aí está fora de coagitação. Se eu e me eximir das minhas responsabilidades, outras pessoas farão por mim. Eu tenho que exercer minha cidadania, para poder cobrar a todos eles o que é de direito”, afirmou.
Eleição na Bahia
A Bahia, que quase 15 milhões de habitantes, é o quarto maior colégio eleitoral do país com 10.893.320 eleitores. Fica atrás apenas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Nos 417 municípios baianos, 1.336 políticos concorrem ao cargo de prefeito e prefeita, como também de vice-prefeito (a). Além disso, 38.839 irão disputar o cargo de vereador (a). As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e levam em conta as candidaturas consideradas aptas pela Justiça. (G1)