Representantes do Conselho Municipal da Juventude de Salvador identificaram, neste domingo (17), o descumprimento do protocolo de segurança contra a Covid-19, durante aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na capital baiana.
De acordo com o presidente do conselho, Gustavo Mercês, a vistoria faz parte da “blitz da juventude”, que tem como objetivo acompanhar como os jovens estão realizando o exame neste período de pandemia.
Segundo Gustavo, os representantes do conselho informaram que alguns colégios não fizeram aferição da temperatura dos estudantes na entrada. Um deles teria sido o Colégio Central, no bairro de Nazaré, em Salvador.
“Não há medição de temperatura na entrada. Dentro da escola só tinha um posto oferecendo álcool em gel”, afirmou o presidente do conselho em entrevista ao G1.
Ainda segundo Gustavo Mercês, as cadeiras estavam enfileiradas e não havia nenhuma identificação referente a necessidade do distanciamento social.
“A disposição das cadeiras mostra como se fosse um cenário sem pandemia, uma atrás da outra”, explicou.
Quando procurou a coordenação do colégio para questionar a disposição das cadeiras, Gustavo Mercês foi informado de que “os alunos seriam avisados sobre a necessidade do distanciamento no momento em que entrassem na sala”.
Outra questão apontada pelo presidente do conselho, foi referente ao uso da máscara.
Segundo Gustavo, os alunos “começaram a conversar com os colegas com a máscara abaixada e não houve nenhuma abordagem quanto a isso”. (G1)