O Pinterest informou nesta quinta-feira (1º) que proibirá todos os anúncios com textos e imagens sobre perda de peso em um esforço para evitar a ideia de um padrão de corpo perfeito.
A rede social é a primeira a banir a veiculação deste tipo de conteúdo para usuários e convidou outros serviços a adotarem a medida.
Em comunicado, a plataforma afirmou que muitas pessoas têm enfrentado desafios relacionados à imagem corporal e à saúde mental.
Por isso, a empresa decidiu atualizar sua política para impedir qualquer campanha publicitária sobre perda de peso. A mudança também proibirá anúncios com:
- Testemunhos sobre perda de peso ou produtos para emagrecimento;
- Linguagem ou imagem idealizando ou depreciando certos tipos de corpos;
- Referências a Índice de Massa Corporal (IMC) ou índices semelhantes;
- Produtos que alegam facilitar a perda de peso ao serem aplicado sobre a pele.
“Isso amplia nossas políticas de anúncios que, há muito tempo, proíbem produtos ou declarações perigosas sobre perda de peso ou vergonha corporal”, afirmou o Pinterest.
A rede social já proíbe anúncios sobre produtos para perda de peso ou supressão do apetite, sobre procedimentos como lipoaspiração ou queima de gordura ou que tenham afirmações sobre resultados cosméticos irreais.
Os anúncios com fotos de antes e depois da perda de peso ou com imagens ou texto que menosprezem certos tipos de corpo ou aparência também são proibidos pela plataforma.
O Pinterest explicou que a mudança não afeta “anúncios que promovam estilos de vida e hábitos saudáveis ou serviços e produtos fitness”, que ainda serão permitidos na plataforma. (G1)