A situação de pandemia por conta do mais novo vírus que tem deixado populações do mundo inteiro preocupadas com velocidade que tem sido transmitido de pessoa para pessoa. No entanto com o aumento de pessoas doentes, as pesquisas tem mostrado que as crianças muitas vezes são assintomáticas e não entram nas estatísticas.
As crianças infectadas muitas vezes não sabem que estão doentes e por isso não chegam a ir para o hospital e serem examinadas. Apesar de cientistas ainda não conseguirem provar o porque das crianças não sentirem os efeitos do vírus, elas não deixam de serem vetores e o que tornou o ambiente escolar perigoso.
Ao redor do mundo escolas pararam o funcionamento por tempo indeterminado. No Brasil a situação não é diferente. Em São Paulo escolas e faculdades anunciaram que não vão ter aulas presenciais por até duas semanas, no Rio de Janeiro e Distrito Federal todas as escolas, tanto privadas como públicas, vão paralisar. O Ministério da Saúde divulgou um guia com recomendações para as secretárias de saúde estaduais, sendo uma delas a antecipação das férias escolares. (Uol Pais e Filhos)