É fake news publicação sobre menina abandonada no bairro Bela Vista, em Santo Antônio de Jesus

Não há informações sobre o veículo ou sobre a identidade dos pais da criança, contudo, a imagem que circula nas redes sociais tem o objetivo de encontrar os tutores para entregar a criança.

Foto: Reprodução\ Montagem Voz da Bahia

Após uma imagem circular nas redes sociais, informando sobre uma criança que havia sido encontrada no bairro Bela Vista, em Santo Antônio de Jesus, como uma possibilidade de ser um caso de abandono de incapaz ou sequestro; novas imagens foram publicadas na tarde desta quarta-feira (22), informando que se trata de um #fakenews.

Na imagem é possível ver a foto de uma criança, onde um texto informa que moradores do bairro Bela Vista, encontraram a mesma, que foi deixada por um veículo nas proximidades.

As novas informações relatam que a mesma imagem foi utilizada em diversos outros grupos de WhatsApp da mesma criança, sendo encontrada em diversas outras cidades.

Como combater as Fake News?

De acordo com o site Brasil Escola, o combate às Fake News é algo difícil. Os mecanismos de produção e veiculação das falsas informações são muito eficientes e escondem a identidade dos criminosos.

Para o usuário da internet, o importante é conseguir identificar uma notícia falsa ou sensacionalista e não compartilhar conteúdo duvidoso. Agências de jornalismo especializado são uma ferramenta útil para saber se um conteúdo é Fake News ou não.

A Agência Lupa é uma criação da Revista Piauí com a Fundação Getúlio Vargas e com a rede Um Brasil. Lançada em 2015, o site analisa conteúdo nacional e internacional e classifica-os em: verdadeiro; verdadeiro, mas…; ainda é cedo para dizer; exagerado; contraditório; insustentável; falso e de olho.

O Boatos.org é um site formado por vários jornalistas brasileiros que investigam conteúdos que circulam nas redes e informam aos leitores se são verdadeiros ou falsos.

Outra agência especializada em desvendar Fake News é “Aos Fatos”. Seus criadores fazem parte de uma rede internacional de investigadores e trabalham com a análise dos assuntos mais populares da internet. O site possui uma parceria com o Facebook para ajudar os usuários do Messenger (serviço de mensagens instantâneas da empresa) na navegação e identificação da veracidade dos posts. As notícias são definidas pela equipe como verdadeiras, imprecisas, exageradas, contraditórias, insustentáveis e falsas.”

Redação: Voz da Bahia

google news