Eliminação precoce na Champions pode causar prejuízo de R$ 188,2 milhões ao Barcelona

Foto: Miguel Ruiz / FC Barcelona

A eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, ocorrida nesta quarta-feira (8), pode causar um prejuízo de 30 milhões de euros, o equivalente a R$ 188,2 milhões, aos cofres do Barcelona. De acordo com o diário Mundo Deportivo, o orçamento do clube espanhol contava com as receitas que seriam geradas com o time chegando até as quartas de final do torneio europeu.

Nesta quarta, o Barça foi derrotado pelo Bayern de Munique por 3 a 0 e terminou na terceira colocação do Grupo E com sete pontos, um a menos do que o Benfica, que avançou no segundo lugar. Os alemães ficaram com a liderança com 18 pontos, enquanto o lanterna foi o Dínamo de Kiev com apenas um ponto conquistado. Com isso, o clube espanhol deixou de receber 9,6 milhões de euros pela classificação às oitavas e caso chegasse à fase seguinte embolsaria mais 10,6 milhões de euros. Além das premiações do torneio europeu, a agremiação também deixará de ganhar com os patrocinadores e as cotas de TV.

Por ter sido eliminado na terceira posição, o Barcelona vai disputar a Liga Europa. A participação no segundo torneio continental poderá compensar o prejuízo da queda na Champions. Porém, o time terá que fazer uma boa campanha e chegar na final. A equipe catalã entrará na nova disputa na fase de 16 avos de final. Com a premiação de cada rodada, receberia 10,9 milhões de euros até a decisão. Se for campeão receberá um total de 14,9 milhões de euros.

A última vez que o Barça foi eliminado da Liga dos Campeões ainda na fase de grupos aconteceu na temporada 2000/2001. A chave era formada por Milan, Leeds e Besiktas. (BN)

google news