Enem 2024: termina nesta sexta-feira (15) o prazo para solicitação de reaplicação das provas

Candidatos têm até às 23h59 para pedir reaplicação em casos específicos

Foto: Reprodução

Encerra-se nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, às 23h59, o prazo para que os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que não compareceram a um dos dois dias de provas, solicitem a reaplicação do exame.

O pedido é restrito aos participantes que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação das provas ou que foram diagnosticados com doenças listadas no edital, na semana anterior aos exames, realizados em 3 e 10 de novembro.

Os candidatos que se enquadram nesses critérios devem fazer a solicitação de reaplicação pela Página do Participante no site do Inep. A reaplicação será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024, para os inscritos que tiverem seus pedidos aceitos.

Casos aceitos para reaplicação

Motivos de saúde: Segundo o edital, os candidatos que faltaram devido a doenças como covid-19, varíola, influenza, meningites, entre outras listadas, podem solicitar reaplicação. É necessário apresentar documentação comprobatória no ato da solicitação.

Problemas logísticos: A reaplicação pode ser solicitada por participantes que enfrentaram problemas como desastres naturais, falta de energia no local de prova ou falhas na aplicação que prejudicaram o exame. As ocorrências serão analisadas pelo Inep, com base nas informações de cada município.

Como solicitar a reaplicação

O pedido de reaplicação deve ser feito online, justificando a ausência com documentos comprobatórios em formato PDF, PNG ou JPG, com até 2 MB. O documento deve incluir diagnóstico médico, assinatura do profissional e código CID 10, além de estar em língua portuguesa. Após o envio, o Inep analisará cada solicitação individualmente.

Resposta e datas das novas provas

O Inep ainda não definiu a data de divulgação das aprovações dos pedidos de reaplicação. A consulta estará disponível na Página do Participante. Vale lembrar que o simples envio do pedido não garante a reaplicação, sendo necessário o deferimento pelo Inep.

As provas de reaplicação seguirão o mesmo formato das regulares, com 180 questões e uma redação, divididas em dois dias. No dia 10 de dezembro, serão aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas. No dia 11, será a vez das provas de ciências da natureza e matemática.

Os resultados finais, tanto da aplicação regular quanto da reaplicação, serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.

google news
  • TAGS