Prova acontece em 13 e 20 de novembro
São exatamente 30 dias até que estudantes de todo o país encerrem um ciclo para o qual se prepararam durante todo o ano. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil, acontece em um mês, nos dias 13 e 20 de novembro. Somados os dois domingos, os estudantes respondem a 90 questões e fazem uma redação em busca de nota para conquistar a tão sonhada vaga universitária.
O Jornal da Metropole conversou com especialistas para entender o que é importante nesta reta final. Entre as principais dicas de quem trabalha com os estudantes está o foco nos simulados e a necessidade de reservar momentos para relaxar nos dias que antecedem a prova. Manter uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de sono também é fundamental na reta final. Veja mais dicas no fim do texto.
Psicóloga e especialista no trabalho com adolescentes, Ludmila Carvalho explica que a palavra de ordem é equilíbrio, e focar na simulação das condições adversas que podem ser encontradas no local de prova. “É importante simular, não só as questões, mas todo o ambiente e comportamento da prova. Quanto mais próximo ao momento da avaliação melhor”, detalha. “O estudo sistemático que já vem fazendo deve continuar. Não exagerar na reta final tentando “recuperar tempo perdido”, mas mantê-lo com regularidade e qualidade”, completa Claudia Bertrand, pedagóga e orientadora educacional do Salesiano Dom Bosco-Ba
A profissional destaca a necessidade de reservar na agenda momentos de descanso. “O equilíbrio é importante, porque em um exame como esse é decisivo o seu estado mental. O aluno precisa estar com a mente tranquila para que a prova não vença ele pelo cansaço. Reservar um tempo para fazer o que gosta nesse momento também é importante”, completa a psicóloga.
Uma das baianas que vai realizar o Enem em novembro, Maira Marques, de 18 anos, já segue as dicas. “Não tem mais tempo pra ficar estudando o que talvez possa cair. Nesse momento o que pega mais é a ansiedade. para não ser surpreendido na hora da prova, tenho priorizado fazer edições passadas, para conhecer a prova, saber o que mais cai”, diz a estudante.
Maíra é uma dos 260.311 estudantes que se inscreveram para esta edição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação que é responsável pelo exame. No estado, nove instituições públicas de ensino oferecem vagas através do Enem.
Veja dicas dos especialistas para reta final:
- Foque em simular
- Simule também as limitações de tempo e espaço
- Não perca noite e durma bem
- Evite situações de estresse
- Reserve um tempo para o que gosta
- Exercício físico e meditação ajudam muito
- Alimentação equilibrada é muito importante
- No dia anterior, relaxe!
- Organize todos os materiais e documentos no dia anterior
- Chegue no local da prova com antecedência
(Metro1)