Erro de notificação diminui quantidade de casos confirmados de Covid-19 em Salvador

Foto: Reprodução/Sesab

Um erro da prefeitura de Salvador envolvendo a notificação de casos da Covid-19 fez com que a edição do boletim epidemiológico divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nesta quarta-feira (3) indicasse um registro de infecções totais pela doença na capital menor do que o exibido nesta terça (2). Ontem, o documento mostrava que a cidade havia confirmado, desde o início da pandemia, 273.173 casos. Hoje, esse número foi reduzido para 273.166 — uma diferença de sete casos.
 
Questionada, a Sesab informou que o erro é da gestão municipal. No boletim, há um trecho que reforça a responsabilidade dos municípios. “Cada município tem responsabilidade e autonomia de utilizar uma metodologia coerente e baseada nos protocolos ministeriais e portarias estaduais, considerando a dinâmica dos dados e veracidade das informações”, diz o documento.
 
Em busca de uma explicação, o Metro1 procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pela atualização dos registros da doença em Salvador, mas ainda não obteve um retorno. No portal da transparência da secretaria, o novo número informado é o mesmo que o replicado pela Sesab.
 
Em relação ao registro de óbitos pelo coronavírus na capital, o boletim indica mais duas ocorrências nesta quarta, totalizando 8.052 mortes confirmadas desde o início da crise sanitária. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus está em 33%. (Metro1)

google news