Com 59 idosos assistidos no Abrigo Dom Pedro II, em Piatã, a instituição também adotou medidas de prevenção ao coronavírus, com o objetivo de priorizar a saúde dos integrantes. Estão sendo feitas ações como suspensão de grupos de visitas que realizam projetos artísticos e sociais no espaço, por tempo indeterminado, e reforço da higienização dos funcionários, quartos e instalações.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), os idosos também têm participado de bate-papos com médicos e enfermeiras sobre a doença. Eles receberam orientações de cuidados, como manter o hábito constante de lavar as mãos.
“A visita das famílias acontece normalmente. Ao chegarem aqui, os visitantes recebem máscara e álcool em gel para aplicar nas mãos. O contato com os idosos é feito em ambiente aberto. No entanto, percebemos que alguns familiares estão até evitando vir aqui durante esse período de pandemia para evitar a proliferação da doença nesse público que faz parte do grupo de risco”, relatou a coordenadora do abrigo, Valéria Souza.
Com exceção de casos excepcionais, os velhinhos também estão impossibilitados de sair na rua. Até mesmo atividades lúdicas que movimentam o dia a dia da instituição têm acontecido diferente da forma rotineira.
“Não estamos colocando idosos tão próximos um do outro e estamos seguindo orientações das autoridades de saúde e da equipe médica do abrigo”, acrescentou Valéria.
“Devemos ter confiança e paciência. Esperamos em Deus que tudo se resolva logo. Não há motivo para desespero”, disse Margarida Marques, 99 anos. Outro abrigado no local, Antônio Lázaro, 72 anos, aprovou as medidas de precaução. “Acho ótimo e é para o nosso bem. Temos que prevenir antes de acontecer. Qualquer coisa que eu precisar comprar na rua, posso pedir para algum funcionário daqui ir sem problemas”, declarou.