O Banco de Leite do Hospital Inácia Pinto dos Santos, na cidade de Feira de Santana, no Portal do Sertão, tem registrado baixo estoque e encontrado dificuldades para atender à demanda dos bebês internados. A falta de doações de leite materno é atribuída à pandemia da Covid-19, resultando em uma diminuição da coleta.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Nadja Vieira, a quantidade de leite materno distribuído está sendo maior do que a coleta. Conforme divulgou o site Acorda Cidade, o cálculo é feito de acordo com a demanda média dos recém-nascidos que recebem leite no hospital. “Hoje temos 165 litros disponíveis, sendo que para manter os estoques estáveis deveríamos dispor de no mínimo 200 litros. Neste mês coletamos cerca de 40 litros de leite materno, mas foram distribuídos quase 58 litros”, explicou a coordenadora.
O hospital tem em média 55 doadoras permanentes. “Tivemos uma perda menor de mães doadoras devido ao acolhimento que é feito a elas e as orientações que são passadas pelo Banco de Leite, desde a importância da coleta adequada, o uso de toucas e máscaras no momento da ordenha e o local apropriado para retirar e armazenar”, explicou a coordenadora.
De acordo com a Secretaria de Comunicação de Feira de Santana, toda mulher saudável e em período de amamentação pode ser doadora de leite materno, independentemente da idade da criança. (BN)