Em Feira de Santana foram notificados 38 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo – Covid-19, sendo 16 descartados, 01 caso excluído, 19 casos aguardando resultado de exames laboratoriais e 03 casos confirmados pelo Lacen (Laboratório Central da Bahia), sendo 01 caso importado da Itália e 02 casos de transmissão local. Os dados são do Boletim divulgado hoje (12) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em toda a Bahia, segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de janeiro até às 17h de hoje (12), a Bahia registrou 216 casos notificados com suspeita. Destes, 147 foram descartados, 66 aguardam análise laboratorial e os três restantes foram os casos confirmados em Feira.
Ao todo, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA).
O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Lacen.
Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. (Acorda Cidade)