‘Fiapo de Manga’: conheça a raça de vira-lata que tem feito sucesso  entre os brasileiros

É de conhecimento geral que os caramelos se tornaram uma “raça” única e especial aqui no Brasil, né?

Esses vira-latinhas são lindos, simpáticos e onipresentes. Quem nunca viu ou teve um desses?! Essa não é uma “raça” rara ou pura, mas sim um cachorro sem raça definida – SRD, muito amado pelos brasileiros.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, em 2017, os caramelos estão presentes em 41% dos lares com cachorro.

Esses lindinhos se tornaram um símbolo nacional!

Além deles, há outro tipo de vira-latinha que vem conquistando o coração e os lares dos brasileiros: o vira-lata fiapo de manga.

Você já tinha ouvido falar?!

Esses cães são conhecidos por ter uma pelagem dura, desalinhada e eriçada.

Além disso, possuem tufos de pelos e uma barbicha que conferem um charme especial.

O zootecnista e veterinário Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, explicou algumas das características desses cães. Ele também foi o tutor da Estopinha, a primeira influenciadora pet do país, que morreu no ano passado, e ajudou a popularizar os agora chamados de “fiapo de manga”. 

“Normalmente os cachorros que são mais vira-latas, com várias misturas, eles costumam ser mais saudáveis e têm algumas características morfológicas, que acabam tendo uma correlação com o comportamento. O perfil estopinha, provavelmente tem bastante de terrier. Eu acho que essa tendência de viralização nas redes pode ser positiva, porque dá um destaque muitas vezes para um cachorro que não teria destaque”, avaliou. 

Estopinha, a primeira influenciadora pet do país. — Foto: Reprodução Redes Sociais

Estopinha, a primeira influenciadora pet do país. — Foto: Reprodução Redes Sociais 

Diante do aumento de interesse por esses cãezinhos, membros da causa animal reforçam que é preciso se atentar à responsabilidade de uma adoção. Isso vale, inclusive, para os cães “fiapo de manga”, como ressalta a professora e defensora dos animais Cláudia Lupoli. 

“Pode provocar um aumento pela busca do “fiapo de manga”? Pode, mas também pode provocar um aumento na emoção e, daqui um mês, dois meses, seis meses, pessoas devolverem esses animais, o que é muito comum. Mas a gente entende que qualquer coisa que chame atenção para adoção de animais é importante”, disse.

google news