Fóssil de quase 12 mil anos é encontrado em Goiás

Ao lado do esqueleto, havia ainda dez crânios que datam de mais de um século atrás

Um fóssil de quase 12 mil anos foi encontrado por pesquisadores no sudoeste de Goiás. Ao lado do esqueleto, que chegava a uma profundidade de dois metros abaixo do chão, havia ainda dez crânios que datam de mais de um século atrás. As informações são do g1.

A escavação teve início em dezembro de 2021, e os mais de 20 profissionais que participaram só encontraram os restos mortais em março deste ano. Já os primeiros indícios do esqueleto foram achados em outubro de 2022.

“Já havíamos encontrado carvão e um artefato lítico perto do pé desse indivíduo. Há uma cronologia de entre 11.900 e 11.700 anos antes do presente. Ele pode ser mais novo, pois pode estar dentro de uma cova, tinha carvão embaixo dele também. Só a continuidade da pesquisa é que vai definir a data exata”, disse ao portal o professor Julio Cezar Rubin.

A idade do fóssil ainda será confirmada, mas os restos mortais humanos podem se tornar os mais antigos encontrados na região centro-oeste do Brasil. Além disso, o professor explica que, com o estudo do que foi encontrado, será possível ter uma noção da forma como as pessoas viviam na época, da alimentação que tinham, e, inclusive, a causa da morte do indivíduo e questões climáticas da região.

A escavação teve participação de mais de profissionais de oito institutos nacionais e internacionais, e o apoio da Polícia Federal. (metro1)

Ao lado do esqueleto, havia ainda dez crânios que datam de mais de um século atrás

google news