Fuja de encrenca com a legislação: documento atrasado gera multa e retenção do carro

Vale ressaltar que para expedir o CRLV só é possível após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Como fazer o pagamento? 

O pagamento só pode ser realizado à vista e você pode efetuá-lo em bancos que possuem convênio com o DETRAN do estado onde reside através da emissão de uma guia destinada a este fim. Conforme você quita esses valores, o DETRAN envia o documento para sua casa. Para consultar a validade do seu CRLV e prazos, você pode acessar o site do DETRAN do seu estado e preencher as informações solicitadas – placa do carro e o número do RENAVAM. 

Saiba de tudo para não ter confusão

Muitas pessoas confundem, ou não sabem ao certo, a diferença entre o CRLV e o CRV. A sigla CRV significa Certificado de Registro de Veículos, refere-se ao documento que você recebe no momento que fazer o emplacamento do veículo. O CRV informa as características específicas do carro, como o ano e a cor.   O Certificado de Registro de Veículos deve ser “atualizado” sempre que tiver modificações no carro, seja a mudança na cor, a troca dos aros das rodas ou até mesmo a troca de molas. As alterações devem ser regularizadas junto ao DETRAN de seu estado para evitar que o carro seja apreendido até que retorne às características originais e o motorista é multado.  Você não precisa ficar com o CRV sempre em mãos, mas não pode deixa-lo desatualizado. (Ibahia)

google news
  • TAGS