Governador se mostra favorável a PL da Saidinha, mas diz que não será contra a Constituição

Foto: Voz da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou nesta sexta-feira (22) a aprovação do projeto de lei nº 2253/22, que dispõe sobre a restrição da saída temporária dos presos em datas comemorativas, na Câmara dos Deputados. O PL da ‘Saidinha’ é uma iniciativa da ala bolsonarista da Casa Baixa. 

Com um discurso semelhante ao dos proponentes do documento, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que é necessário “apertar o cerco” contra a situação, em razão dos crimes que acontecem em virtude desta saída, mas garante que não irá contra a Constituição. 

“Nós temos que apertar o cerco”, iniciou. É um direito. Se a Constituição garante deverá ser respeitado, não vou discutir nunca contra a Constituição, mas é preciso que a gente tome providências contra isso porque as saidinhas de semana Santa, Dia dos Pais, final de ano, sempre havia constrangimento de alguns ou efeitos danosos à sociedade”, disse o chefe do Executivo estadual à imprensa. 

Sem prolongar o assunto, o gestor estadual ainda afirmou que se necessário, a “Justiça brasileira e baiana tomará conta disso [das saídas temporárias]”. O governador lançou nesta manhã o edital de requalificação do Parque Metropolitano do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador. 

O PL da ‘Saidinha’, como é chamado, foi aprovado em votação simbólica na Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira (20). A proposição foi impulsionada após a morte de um policial militar em janeiro deste ano, em Minas Gerais, por um suspeito que estava em saída temporária. 

Durante a votação da proposição no Congresso, a base do governo Lula (PT) não se manifestou. Após aprovação, projeto segue para sanção ou veto presidencial.

google news