O governo do estado e a prefeitura de Juazeiro, no Vale do Rio São Francisco, decidiram pela implantação de um toque de recolher, das 18h às 5h, no município do norte do estado. A medida começa nesta quinta-feira (25) e valerá até o dia 1º de julho.
O toque de recolher foi anunciado na noite desta quarta (24) pelo governador Rui Costa (PT), através de transmissão ao vivo nas redes sociais. Segundo ele, o crescimento de 74% da contaminação (da Covid-19) nos últimos cinco dias em Juazeiro é uma taxa “altíssima”.
“Hoje, pela manhã, eu falei com o prefeito (Paulo Bonfim, do PT). Vamos fazer o toque de recolher em Juazeiro a partir das 18h de amanhã. Então vamos publicar um decreto, estadual e municipal, estabelecendo”, disse o governador, que também demonstrou preocupação com Conceição do Jacuípe, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde e Valença.
Durante o intervalo de 11 horas diárias, período do toque de recolher, ficarão proibidas a permanência e a circulação nas vias do município, exceto nos casos de deslocamento para farmácias ou serviços de saúde.
OUTRAS AÇÕES
Tanto o governo estadual quanto a prefeitura de Juazeiro tomaram mais medidas contra o avanço da Covid-19 no município. O governador aproveitou a live para anunciar também a contratação de novos leitos no município do Vale do São Francisco.
“O secretário (da Saúde) Fábio (Vilas-Boas) assinou a contratação de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em uma unidade particular lá em Juazeiro, para que a gente possa ampliar o atendimento”, contou Rui.
A prefeitura de Juazeiro também está atuando para conter o avanço da doença. Nesta quarta (24), publicou um decreto que estende o fechamento do comércio, decretado no último sábado (20), até o dia 5 de julho.
Conforme boletim epidemiológico municipal, Juazeiro possui 458 casos confirmados da Covid-19, com 18 óbitos. Um total de 160 pessoas já se recuperaram da doença, enquanto 249 estão em isolamento domiciliar e 31 encontram-se internados, sendo 16 em UTI. Há ainda 125 casos suspeitos, aguardando resultado de exame.
por Mari Leal / Lula Bonfim – Bahia Notícias