A sueca Greta Thunberg apresentou hoje (23), junto com outros 15 ativistas climáticos, uma denúncia contra o Brasil e mais quatro nações ao Comitê das Nações Unidas (ONU) para os Direitos das Crianças, durante a cúpula do clima da ONU.
O grupo alega que a incapacidade desses países de enfrentar a crise climática constitui uma “violação dos direitos dos menores”. “Faço isso porque os líderes do mundo estão fracassando em proteger os direitos dos menores, continuando a ignorar a crise climática”, disse Thunberg.
A ativista de 16 anos ainda criticou os líderes mundiais por “roubarem” sua infância. “Está tudo errado. Eu não deveria estar aqui em cima. Eu deveria estar de volta à escola do outro lado do oceano (…) Você vem até nós, os jovens, em busca de esperança. Como ousam? Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias. Os jovens estão começando a entender a traição de vocês”, disse.
Dias depois de milhões de jovens irem às ruas de todo o mundo para exigirem uma ação emergencial contra a mudança climática, líderes se reuniram na ONU nesta segunda-feira para tentarem injetar um novo ímpeto nas iniciativas hoje travadas para conter as emissões de carbono. (Metro1)