Hemoba mantém atendimentos para doação de sangue no feriado da Semana Santa

Demanda é maior no período, mas doações caem

A Hemoba vai funcionar normalmente durante a Semana Santa. O objetivo da medida é atender ao aumento das solicitações previsto durante o feriado de Páscoa. Entre esta terça-feira (04) e o sábado (08), todas as unidades receberão os voluntários para doação de sangue nos horários de costume. 

Na quarta (05) e na quinta (06), o atendimento na sede da Hemoba, localizada no bairro de Brotas, em Salvador, vai de 7h30 às 18h30. Na Sexta-feira da Paixão (07) e no sábado (08), estará aberta das 7h30 às 16h. O Hemóvel funcionará no Salvador Shopping, das 8h às 17h, na quinta (06) e no sábado (08).

Em 2022, na semana do feriado religioso em abril houve uma diminuição de 20% no número de candidatos à doação em relação à semana anterior. No momento, os tipos sanguíneos com estoques mais baixos são O positivo, O negativo e B positivo. Para o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, a época nos leva a refletir sobre a importância da doação.

“Estamos com um aumento considerável da demanda de hemocomponentes solicitados pelos hospitais e unidades de saúde de toda a Bahia. A Páscoa, com seu simbolismo de renovação, esperança e desprendimento, é uma oportunidade para refletir sobre a importância do gesto solidário de doar sangue. Uma única doação pode salvar até quatro vidas”, ressalta o diretor geral. 

Critérios para doação

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

O cadastro de medula óssea também é outro gesto que pode salvar vidas. O cadastro pode  ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. 

Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). (Correio)

google news